Dezembro de 2024 – Vol. 29 – Nº 12
A maioria dos bebês e crianças pequenas precisam e desejam contato com outras pessoas para prosperar e
crescer. Eles sorriem, abraçam, riem e respondem ansiosamente a jogos como “esconde-esconde” ou
esconde-esconde. Ocasionalmente, porém, uma criança não interage da maneira esperada. Em vez disso, a
criança parece existir no seu próprio mundo, um lugar caracterizado pela necessidade de repetir
constantemente rotinas, comportamentos estranhos e peculiares, problemas de comunicação (tanto dar
como receber) e uma falta de consciência social ou interesse por outros seres humanos. seres. Estas são
características de um distúrbio de desenvolvimento chamado autismo. O autismo pode ser identificado a
partir dos 30 meses de idade. Muitas vezes é descoberto quando os pais ficam preocupados com o fato de
seu filho ser surdo, ainda não estar falando, falar de maneira incomum, parar de falar, resistir ao abraço e
evitar a interação com outras pessoas. Alguns dos primeiros sinais e sintomas que sugerem que uma
criança pode precisar de uma avaliação mais aprofundada para o autismo incluem:
não sorrindo aos seis meses de idade
sem compartilhamento de sons, sorrisos ou expressões faciais por nove meses
não responde quando seu nome é chamado
não balbuciar, apontar, estender a mão ou acenar aos 12 meses de idade
sem palavras aos 16 meses de idade
não há frases de duas palavras aos 24 meses de idade
regressão no desenvolvimento, perda de marcos de desenvolvimento qualquer perda de fala, balbucio ou
habilidades sociais
Uma criança em idade pré-escolar com autismo “clássico” é geralmente retraída, indiferente e não
responde a outras pessoas. Algumas dessas crianças nem sequer fazem contato visual. Eles também
podem se envolver em comportamentos estranhos ou ritualísticos, como balançar, bater as mãos ou ter
uma necessidade obsessiva de manter a ordem. Muitas crianças com autismo não falam nada. Aqueles que
o fazem podem falar em rima, ter ecolalia (repetir as palavras de uma pessoa como um eco), referir-se a si
mesmos como “ele” ou “ela” ou usar uma linguagem peculiar.
A gravidade do autismo varia amplamente, de leve a grave.
Algumas crianças são muito inteligentes e vão bem na escola, embora possam ter problemas de adaptação
escolar e de fazer amigos. Eles poderão viver de forma independente quando crescerem. Outras crianças
com autismo funcionam num nível muito inferior. A deficiência intelectual pode estar associada ao
autismo. Ocasionalmente, uma criança com autismo pode demonstrar um talento extraordinário em arte,
música ou outra área específica. A causa do autismo permanece desconhecida, embora as teorias atuais
indiquem um problema com a função ou estrutura do sistema nervoso central.
O que sabemos, porém, é que os pais não causam autismo e que as vacinas infantis não causam autismo.
Crianças com autismo precisam de uma avaliação completa e completa e de serviços especializados de
linguagem, programas comportamentais e educacionais. Algumas crianças com autismo também podem
se beneficiar do tratamento com medicamentos. A identificação/diagnóstico precoce e os tratamentos
adequados podem ajudar tremendamente os jovens com autismo. Os psiquiatras de crianças e
adolescentes são treinados para diagnosticar o autismo e para ajudar as famílias a elaborar e implementar
um plano de tratamento apropriado. Eles também podem ajudar as famílias a lidar com o estresse que
pode estar associado ao nascimento de um filho com autismo. Embora não haja cura para o autismo, o
tratamento especializado adequado fornecido no início da vida pode ter um impacto positivo no
desenvolvimento da criança e produzir uma redução global dos comportamentos e sintomas
perturbadores.
Transtorno de Asperger No 69; Outubro de 2023 Transtorno de Asperger foi um termo usado
anteriormente para descrever um dos transtornos invasivos do desenvolvimento. Crianças e adolescentes
diagnosticados com Transtorno de Asperger apresentavam problemas com habilidades sociais, muitas
vezes apresentando dificuldade de interagir com os pares. Eles também tendiam a exibir comportamentos
incomuns, excêntricos ou repetitivos. O Transtorno de Asperger às vezes era chamado de “autismo de alto
funcionamento”. Isso ocorre porque muitas das crianças diagnosticadas com o transtorno tinham
inteligência média ou acima da média e desenvolvimento quase normal da fala e da linguagem. Em 2013,
o diagnóstico de Transtorno de Asperger foi removido do Manual Diagnóstico e Estatístico recentemente
revisado (DSM-5). Crianças previamente diagnosticadas com Transtorno de Asperger foram incluídas na
categoria mais ampla de transtorno do espectro do autismo (TEA). A nova definição abrange crianças que
apresentam problemas de comunicação e interações sociais. Por exemplo, eles podem não responder
adequadamente nas conversas ou interpretar mal os sinais não-verbais. Os indivíduos podem ter
problemas para compreender as perspectivas dos outros durante as conversas. Eles também podem ter
dificuldade em construir amizades adequadas à sua idade. Além disso, as crianças com PEA podem ser
excessivamente dependentes de rotinas, invulgarmente sensíveis às mudanças no seu ambiente ou
intensamente focadas em itens específicos. A decisão de combinar as categorias surgiu de pesquisas que
demonstraram que a síndrome de Asperger não era na verdade um “transtorno” separado. Em vez disso, as
crianças previamente diagnosticadas com Asperger foram melhor e mais precisamente descritas como
tendo um transtorno do “espectro do autismo”. Os pesquisadores também esperam que a maior precisão e
consistência do diagnóstico levem a pesquisas aprimoradas sobre a causa, o tratamento e, em última
análise, a prevenção do TEA. Os psiquiatras de crianças e adolescentes têm treinamento e experiência
para avaliar o TEA. Eles também podem trabalhar com as famílias para elaborar programas de tratamento
adequados e eficazes. Atualmente, o tratamento mais eficaz para o TEA envolve uma combinação de
psicoterapia, educação especial, modificação de comportamento e apoio às famílias. Algumas crianças
também se beneficiarão do tratamento com medicamentos. O resultado para crianças com TEA está
relacionado ao funcionamento intelectual e às habilidades de comunicação. Crianças com inteligência
normal ou acima do normal e fala e linguagem normais ou quase normais geralmente terminam o ensino
médio e frequentam a faculdade. Embora as dificuldades de interacção social e de consciencialização
possam persistir, muitas vezes conseguem ter um bom desempenho em ambientes de trabalho específicos
e desenvolver relações duradouras com a família e os amigos. O acesso a aconselhamento, apoio e
assistência contínuos aumenta a probabilidade de um resultado positivo e bem-sucedido.