Fevereiro de 2021 – Vol. 26 – Nº 02
EUCLIDES GOMES (Psiquiatra Porto Alegre – RS)
QUANDO TUDO COMEÇOU? SERÁ QUE AS COISAS REALMENTE TÊM UM INÍCIO, OU SERIA COMO ANTOINE LAVOISIER AFIRMAVA QUE TUDO É TRANSFORMAÇÃO?
DE QUALQUER MODO, A HISTÓRIA DEVE SER CONTADA DESDE OS FATOS MAIS DISTANTES ATÉ UM DETERMINADO PONTO, QUE LONGE DE SER UM EPÍLOGO, É APENAS MAIS UM CAPÍTULO.
DE 2,7 MILHÕES ATÉ 10 MIL ANOS AC, O SER HUMANO VIVIA PERCORRENDO O PLANETA, EM BUSCA DE CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA E FUGINDO DOS PERIGOS E INTEMPÉRIES. UMA DELAS ERA O FRIO, ATÉ QUE NESSE PERÍODO APRENDEU A DOMINAR O FOGO. AÍ SURGE A POSSIBILIDADE DE PROJETAR AS SOMBRAS DOS OBJETOS NAS PAREDES DAS CAVERNAS. DESSE PONTO PARA A CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS, FOI UM PASSO RÁPIDO. BRINCADEIRA QUE ATÉ HOJE FAZEMOS COM NOSSAS CRIANÇAS, MIMETIZANDO ANIMAIS OU COISAS EM MOVIMENTO, EXECUTADAS COM NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS. PODERÍAMOS AFIRMAR QUE ESSE FOI O EMBRIÃO DO CINEMA, COMO O ENTENDEMOS HOJE? A VIDA CLAMA POR UM FILME. EM RELAÇÃO À DESCOBERTA DO DOMÍNIO DO FOGO, RECOMENDO O FILME “LA GUERRE DU FEU” REALIZADO EM 1981 PELO DIRETOR JEAN–JAQUES ANNAUD.
MUITO TEMPO DEPOIS, NOS ANOS 385-380 A.C, PLATÃO ESCREVE O MITO DA CAVERNA, UMA ALEGORIA NA QUAL ALGUNS PRISIONEIROS, ACORRENTADOS, ASSISTEM AO MUNDO REAL ATRAVÉS DE SOMBRAS PROJETAS NA PAREDE DA CAVERNA. E ISSO TINHA, PARA ELES, VALIDADE COMO SENDO REAL. TALVEZ ESSA HISTÓRIA TAMBÉM ALUDISSE UMA FANTASIA QUE, PRODUZINDO UM ESTADO EMOCIONAL, DAVA SENSAÇÃO DE CREDIDIBILIDADE. ESSA, RESUMIDAMENTE, É A TÔNICA CINEMATOGRÁFICA: PRODUZIR EMOÇÕES EM UM ESTADO ALTERADO DE CONSCIÊNCIA (HIPNOSE), FAZENDO COM QUE ATÉ HOJE, QUANDO ASSISTIMOS A UM BOM FILME, TEMOS A SENSAÇÃO DE PROTAGONISMO.
DE UMA MANEIRA GERAL, O SER HUMANO SEMPRE RECORREU ÀS MAIS VARIADAS FORMAS DE ARTE PARA SUPORTAR E ALEGRAR A PRÓPRIA EXISTÊNCIA. PINTURA, DANÇA, ARQUITETURA, MÚSICA, POESIA (LITERATURA), ESCULTURA E CINEMA. O CINEMA É CONSIDERADO A SÉTIMA ARTE E COMPREENDE A IMAGEM COMO SEU ELEMENTO FUNDAMENTAL.
O CINEMA, COMO O ENTENDEMOS HOJE, EXISTE PELA EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA, INVENTADA EM 1826 PELO FRANCÊS JOSEPH NICÉPHORE NIÉPCE E APERFEIÇOADA POR OUTRO FRANCÊS LOUIS JACQUES MANDÉ DAGUERRE. POR ESSE MOTIVO, AS PRIMEIRAS FOTOGRAFIAS RECEBIAM O NOME DE DAGUERREÓTIPO. A PARTIR DA INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA, PARA CHEGAR AO CINEMA, FOI UM PULO BEM CURTO. ATRIBUI-SE A THOMAS EDISON A INVENÇÃO DO CINETOSCÓPIO EM 1888, QUE EXIBIA AS FOTOGRAFIAS PROJETADAS EM SEQUÊNCIA, DANDO A IMPRESSÃO DE MOVIMENTO.
O PRIMEIRO FILME EXIBIDO PARA UM PÚBLICO PAGANTE FOI L’ARRIVÉE D’UN TRAIN À LA CIOTAT, PRODUZIDO PELOS IRMÃOS LUMIÉRE EM 1895. CURIOSAMENTE NESSA ÉPOCA, SIGMUND FREUD ESTAVA ESCREVENDO SUAS PRIMEIRAS PUBLICAÇÕES PSICANALÍTICAS.
PORTANTO, O CINEMA, COMO O ENTENDEMOS, NASCEU COM A PSICANÁLISE, NOS PERMITINDO ANALISAR CRITICAMENTE TANTO A RELAÇÃO CONCEITUAL QUANTO A PRÁTICA. FAZER CINEMA TEM ALGO EM COMUM COM FAZER PSICANÁLISE. O CINEMA É UM CAMPO DE CRIAÇÃO SUBJETIVO DA NARRATIVA DAS EMOÇÕES DOS SERES VIVOS.
MAS, COMO PODEMOS LEVAR ESSAS CORRELAÇÕES PARA UM ENTENDIMENTO ACADÊMICO NO CAMPO DA PSIQUIATRIA?
TODD MCGOWAN NOS ENSINA: “A DIMENSÃO FANTASMAGÓRICA DO CINEMA SE MANIFESTA NA MEDIDA EM QUE A EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA EXCEDE NOSSA EXPERIÊNCIA E PERMITE QUE RECONHEÇAMOS O EXCESSO (NA FORMA DO OLHAR) QUE A QUALIDADE DA NOSSA EXPERIÊNCIA DIÁRIA OBSCURECE”.
MUITOS TEMAS PSIQUIÁTRICOS SÃO ABORDADOS PELO CINEMA, POIS A MENTE HUMANA SEMPRE FOI MOTIVO DE INTERESSE PELA HUMANIDADE.
IMPORTANTE SALIENTAR QUE NÃO SE DÁ DIAGNÓSTICO PARA PERSONAGENS DE FILMES. O DIAGNÓSTICO MÉDICO É UMA PRERROGATIVA APENAS NA PRESENÇA DO PACIENTE. É FEITA APENAS UMA ANALOGIA DE POSSÍVEIS CORRELAÇÕES DIAGNÓSTICAS.
UM FILME SE TORNA BELO PORQUE CADA UM DE NÓS O VÊ DE UMA MANEIRA PECULIAR E AMAMOS DE FORMAS DIFERENTES. QUANDO AS LUZES DO CINEMA SE APAGAM, AS LUZES INTERNAS SE TORNAM INTENSAS E NOS AJUDAM NA INTERPRETAÇÃO DE NÓS MESMOS. O CINEMA NOS PERMITE A VIAGEM AO NOSSO INTERIOR, TAL QUAL A PSICOTERAPIA. UMA NÃO VIVE SEM A OUTRA.
O CINEMA É TÃO PRESENTE NA NOSSA CULTURA QUE PARECE IMPOSSÍVEL IMAGINAR UM MUNDO SEM ELE.
SÃO ALGUNS EXEMPLOS DE FILMES QUE ABORDAM, EM TESE, MÚLTIPLOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS:
TRANSTORNOS AMNÉSTICOS:
AMNÉSIA (2000 – CHRISTOPHER NOLAN); UM SALTO PARA A FELICIDADE (1987 – GARRY MARSHALL); PARA SEMPRE ALICE (2014 – RICHARD GLATZER).
DEPENDÊNCIA QUÍMICA:
QUANDO UM HOMEM AMA UMA MULHER (1994 – LUIS MANDOKI); NASCE UMA ESTRELA (2018 – BRADLEY COOPER); JOHNNY & JUNE (2005 – JAMES MANGOLD); ROCKETMAN (2019 – DEXTER FLETCHER).
TRANSTORNOS PSICÓTICOS:
DON JUAN DEMARCO (1994 – JEREMY LEVEN); UMA MENTE BRILHANTE (2001 – RON HOWARD; CLUBE DA LUTA (1999 – DAVID FINCHER); PSICOSE (1960 – ALFRED HITCHCOCK).
TRANSTORNOS DE HUMOR:
- JONES (1993 – MIKE FIGGIS); BELEZA OCULTA (2016 – DAVID FRANKEL);
AS HORAS (2002 – STEPHEN DALDRY).
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:
DUBLÊ DE CORPO (1984 – BRIAN DE PALMA); O AVIADOR (2004 – MARTIN SCORSESE); MELHOR É IMPOSSÍVEL (1997 – JAMES L. BROOKS); TOC TOC (2017 – VICENTE VILLANUEVA).
TRANSTORNOS PERSONALIDADE:
FRAGMENTADO (2016 – M. NIGHT SHYAMALAN); ATRAÇÃO FATAL (1987 – ADRIAN LYNE); JORNADA DA ALMA (2003 – ROBERTO FAENZA).
TRANSTORNOS MENTAIS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
FORREST GUMP (1994 – ROBERT ZEMECKIS); RAIN MAN (1988 – BARRY LEVINSON); LARANJA MECÂNICA (1971 – STANLEY KUBRICK).
TRANSTORNOS FACTÍCIOS E SIMULAÇÃO:
UM ESTRANHO NO NINHO (1975 – MILOS FORMAN); REFÉM DO SILÊNCIO (2001 – GARY FLEDER); M.A.S.H. (1970 – ROBERT ALTMAN).
TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO:
ZOOLANDER (2001 – BEN STILLER); O PREÇO DA PERFEIÇÃO (1996 – JAN EGLESON); TIROS NA BROADWAY (1994 – WOODY ALLEN).
TRANSTORNOS DA SEXUALIDADE:
PSICOSE (1960 – ALFRED HITCHCOCK); SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (1989 – STEVEN SODERBERGH); MENINOS NÃO CHORAM (1999 – KIMBERLY PEIRCE); NINFOMANÍACA (2013 – LARS VON TRIER).