Agosto de 2020 – Vol. 25 – Nº 8 Caliel Ribeiro Simas * Márcia Gonçalves** Introdução: Com desdobramentos múltiplos, a situação de pandemia traz consigo o alerta geral sobre os micro e macro setores, sejam eles econômicos ou psicossociais (1,2,3, 4). Diversos Impactos vem sendo gerados a partir desse estado de tensão e estresse ao qual toda população mundial está …
Mês: agosto 2020
-
-
MEMÓRIAS NA PANDEMIA OU A PRISÃO DE WERNER KEMPER
Agosto de 2020 – Vol. 25 – Nº 8 Walmor J. Piccinini O distanciamento do convívio social em me dado a oportunidade de muitas e ecléticas leituras, bem como lembrar antigas vivências. A leitura de um artigo de 2003 de Cristiana Facchinetti e Carlos Ponte: “De barulhos e silêncios: contribuições para a história da psicanálise no Brasil” (https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26020) me …
-
ASPECTOS NEUROPSIQUIÁTRICOS DA COVID-19
Agosto de 2020 – Vol. 25 – Nº 8 Fernando Portela Câmara, MD, PhD Diretor-fundador do Instituto Stokastos À medida que lidamos com pacientes com a Covid-19, estamos também começando a lidar com os sobreviventes das formas graves e descobrindo que seu agente. O vírus SARS-CoV-2. não é somente viscerotrópíco, mas também neurotrópico, portanto um vírus pantrópico. Isto por …
-
RESENHA DO LIVRO “O DISCURSO DA ESTUPIDEZ” de Mauro Mendes Dias (*)
Agosto de 2020 – Vol. 25 – Nº 8 Sérgio Telles A leitura de livros lacanianos é tarefa reconhecidamente difícil para os não pertencentes a essa vertente teórica da psicanálise, como eu. Resenhar um desses livros, um desafio maior ainda que quase me fez desistir da empreitada. O que me impediu de fazê-lo foi a convicção que nós psicanalistas …
-
NECROLÓGIOS PERNAMBUCANOS PUBLICADOS NA REVISTA DE NEUROBIOLOGIA
Agosto de 2020 – Vol. 25 – Nº 8 Walmor J. Piccinini Resolvi publicar as notícias de falecimento de psiquiatras da primeira geração de psiquiatras pernambucanos. Vamos começar com José Mariz de Moraes e Vicente Gomes de Matos. Recuperando figuras da história que nosso amigo Othon gostava de citar. José Mariz de Moraes (3 de fevereiro e 1911 …