Fevereiro de 2020 – Vol. 25 – Nº 2 Prof. Dra. Márcia Gonçalves Álcool etílico é uma substância depressora do SNC, apesar dos efeitos estimulantes ou euforizantes. Se tomado em doses altas poderá deixar um ser humano inconsciente, funcionando como um anestésico geral. A dose que leva à insensibilidade é muito próxima da dose letal. Seu consumo é aceito pela …
Mês: fevereiro 2020
-
-
HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA, SUAS ORIGENS, FRACASSOS E SEU RESSURGIMENTO de JEFFREY LIEBERMAN
Fevereiro de 2020 – Vol. 25 – Nº 2 Capítulo 4. Continuação do livro disponível para aquisição na amazon.com.br) Os jornais e os ativistas antipsiquiátricos, pelo contrário, criticaram a APA por <<decidir sobre a doença mental por votação democrática>>. Uma doença mental ou era uma doença médica ou não era, diziam os críticos com um tom de gozação: nunca verias …
-
TRANSTORNOS MENTAIS NA CRIMINALIDADE: ANÁLISE QUANTITATIVA DO SISTEMA CARCERÁRIO E DE CUSTÓDIA NO BRASIL, PREVALÊNCIA DE DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS E PERFIL DESTAS POPULAÇÕES
Fevereiro de 2020 – Vol. 25 – Nº 2 Luciane Castiglioni e Gerardo Maria de Araújo Filho RESUMO Introdução. O presente estudo procurou caracterizar a relação entre a existência de transtornos mentais e o crime, haja vista os altos índices de criminalidade que assolam a sociedade brasileira, destacando o país entre os mais violentos do mundo. Objetivos. Analisar …
-
RESENHA DO LIVRO “A IDADE DE OURO DO BRASIL”, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN – TREVISAN RETRATA PAÍS COM ARES DE ÓPERA BUFA
Fevereiro de 2020 – Vol. 25 – Nº 2 Sérgio Telles Como epígrafe de seu livro “A idade de ouro do Brasil”, João Silvério Trevisan escreve: “Ao Espírito do Tempo, que paira sobranceiro e tudo registra, para compor a narrativa da História”. As muitas maiúsculas da frase e sua grandiloquência me remeteram de imediato para “O vermelho e o negro”, …
-
ÍNDICE BIBLIOGRÁFICO BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA: O FINAL DE UM PROJETO
Fevereiro de 2020 – Vol. 25 – Nº 2 Walmor J. Piccinini Tudo começou em 1995 em Na Arbor, Micchigan, seda da Universidade com o mesmo nome. Fui para lá acompanhando a Dra. Helena Schmid que tinha sido aceita para realizar seu pós-doutorado na área de diabetes. Depois de um tempo para adaptação procurei uma atividade que me interessasse. No …