Gley P. Costa[1] Freud escreveu 30 artigos sobre sexualidade, que vão de 1898, em Sexualidade na etiologia das neuroses, até 1931, em Sexualidade feminina, além de dois capítulos das Novas leituras introdutórias de psicanálise, de 1933 [1932], e das publicações póstumas: Esquema de psicanálise e Divisão do ego no processo de defesa, ambas de 1940[1938]. Essa produção revela não …
Mês: outubro 2019
-
-
A INCINERAÇÃO DAS DEFESAS: O CONCEITO DE IDENTIFICAÇÃO NA OBRA DE DAVID FOSTER WALLACE
Leonardo Gazzi Costa O escritor e filósofo Michel Houellebecq nos ensina que “…só a literatura pode dar essa sensação de contato com outro espírito humano[…]. Só a literatura permite entrar em contato com o espírito de um morto, da maneira mais direta, mais completa e até mais profunda do que a conversa com um amigo.”1 David Foster Wallace se …
-
A ERA DOS ALGORITMOS – PARTE III: POR QUE NÃO DEVEMOS CONFIAR TOTALMENTE EM MACHINE LEARNING? [THE AGE OF ALGORITHMS – PART III: WHY NOT TRUST FULLY IN MACHINE LEARNING?]
Fernando Portela Câmara, MD, PhD Diretor científico do Instituto Stokastos Quis custodiet ipsos custodes? (Juvenal) Por que usar machine learning e seu mais notável avanço, a deep learning? Não seria a estatística poderosa o bastante para nos dar uma análise confiável de dados e preditividade suficiente para estabelecer conclusões razoáveis? A razão para dar preferência à aprendizagem automática (machine …
-
RESENHA DO LIVRO “FERNANDO PESSOA E FREUD – DIÁLOGOS INQUIETANTE”, de Nelson da Silva Jr (*)
Sérgio Telles Freud sempre se interessou pelas relações entre arte e psicanálise, tema abordado em muitos de seus escritos. “Fernando Pessoa e Freud – Diálogos inquietantes” se insere nessa linha de estudos psicanalíticos. Nele estão compilados 30 anos de reflexões realizadas por seu autor Nelson da Silva Jr, professor associado do Instituto de Psicologia da USP, doutorado pela Université …