Fernando Portela Câmara, MD, PhD, Prof., UFRJ Diretor cientifico do Instituto Stokastos Resumo: A revolução da Inteligência Artificial com o advento das redes neurais profundas (ou convolutivas) não somente foi um salto importante na ciência da computação, como também abriu uma ampla discussão sobre percepção, aprendizagem e consciência. Neste artigo, discuto os pontos essenciais do debate e a possibilidade real …
Mês: setembro 2018
-
-
1 – SONHOS REVELADORES; 2 – O SONHO É UMA REALIZAÇÃO DE DESEJO; 3 – LIVRO: JE REVIENS D’UN LONG VOYAGE ; 4 – FUGIR DO NAZISMO
SONHOS REVELADORES O SONHO É UMA REALIZAÇÃO DE DESEJO? LIVRO: JE REVIENS D’UN LONG VOYAGE FUGIR DO NAZISMO 1. Sonhos reveladores O paciente contou o seguintre sonho ao seu analista: Ele se encontra numa sala de cinema ou de teatro, sentado numa cadeira ao lado de muitas pessoas. Durante o espetáculo, mostrou-se constantemente inquieto, ansioso, tenso. As razões? Ele …
-
RESENHA DO LIVRO “A BALADA DO CÁLAMO”, DE ATIQ RAHIMI
Sérgio Telles Atiq Rahimi, como ele mesmo diz “nascido na Índia, encarnado no Afganistão e reencarnado na França”, é cineasta, escritor e artista plástico, autor de vários livros já publicados no Brasil. “A balada do cálamo”, agora lançado, é um livro peculiar. São ralos os elementos autobiográficos – a vida no Afganistão, o pai juiz da Suprema Corte antes …
-
HILDA MORANA EM CAPÍTULOS – Capítulo 11
PSICOPATA MULHER POR QUÊ A PORCENTAGEM DE MULHERES PRESAS É MENOR? EXISTE MULHER PSICOPATA? Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), ligado ao Ministério da Justiça, as mulheres representam pouco mais de 4% do total de detentos do país. A Psicopatia na mulher é igual ao do homem, porém muda o modus operandi Como a mulher não tem a mesma …
-
O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO NO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: REVISÃO DE LITERATURA E EVIDÊNCIAS RECENTES – Eduardo Mazzetti Subtil
por Eduardo Mazzetti Subtil O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é um diagnóstico comum na prática psiquiátrica clínica. Pacientes borderline utilizam bastante os serviços de saúde e por isso são um grupo de importante responsabilidade social e econômica. Enquanto o tratamento medicamentoso desses pacientes é comum, usualmente é realizado em associação com tratamento psicoterápico, empiricamente e não se utilizando de …