Mês: abril 2018

  • A IGNORÂNCIA EXPONENCIAL E AS POLÍTICAS

    Fernando Portela Câmara, MD, PhD, Prof. UFRJ Diretor científico do Instituto Stokastos http://institutostokastos.com.br/ Guilherme Cardoso Portela Camara, B.Ec. Instituto Stokastos, membro colaborador  “A maior limitação da raça humana é a incapacidade de compreender o poder da função exponencial.” (Albert Bartlett)   Poucas pessoas têm consciência do significado dos grandes números. Boa parte da ciência nasceu do esforço para compensar essa …

  • HILDA MORANA EM CAPÍTULOS – CAPÍTULO 6

    A violência social é um conceito diferente de psicopatia, a violência social é medida pela desigualdade social do país, ou seja, o Brasil é muito violento porque apenas 10% dos mais ricos concentram 42% da renda do país. O IBGE salientou que numa sociedade totalmente igualitária cada decimo das pessoas com renda deteriam 10% da soma dos rendimentos do país. …

  • SÍNTESE DE INFORMAÇÕES PARA A PRÁTICA CLÍNICA FORENSE

    Walmor J. Piccinini (edição) Como editor da Psiquiatria Online organizei os mais de mil artigos publicados num banco de dados utilizando o ProCite. O objetivo principal é de preservar a rica produção científica dos nossos colaboradores. Sempre que possível vou trazer para pesquisa dos nossos leitores temas que podem ter passado sem o destaque necessário. Um dos nossos colaboradores, o …

  • MAIS LINKS SOBRE PSICANÁLISE NA WEB (ABRIL DE 2018)

    Sérgio Telles   A Bulgária abre seus arquivos dos tempos totalitários do comunismo e Julia Kriteva, importante pensadora e psicanalista radicada na França, fica exposta como agente secreto da polícia política. Kristeva diz ser fake news ou ação de inimigos para comprometê-la. Como resposta, o governo búlgaro publicou na internet seu comprometedor dossiê na íntegra, mostrando muitos dados incriminadores.   …

  • ESCREVER COMO SE EU CONTASSE UM SONHO

    ESCREVER COMO SE EU CONTASSE UM SONHO   Sonho quase todas as noites, por isso não entendo as pessoas que dizem  nunca sonhar. Esta noite sonhei uma primeira vez, acordei-me às 5 horas, relembrei meu sonho e repeti, temendo esquecê-las ao despertar, as palavras: dúvida, obsessão e paranoia. Mas esqueci a primeira palavra desta sequência, o que me intrigou bastante. …